Admistração
Escrito por Divaldo Oliveira
Qui, 05 de Abril de 2012 11:12
Um programa de melhoria de processos é um programa de inovação no sentido de se encontrar uma forma nova para executar uma coisa antiga.
Programas de inovação, quanto maior seu tamanho e amplitude, maiores são as intersecções e relacionamentos no universo organizacional.
Um programa, ou projeto, de BPM é um programa de melhoria de processos e quando inicialmente introduzido, é por essência um programa de inovação. Garantir o sucesso da sua implementação pressupõem ações em diferentes dimensões e temas. Na a seguir, sintetizamos os seis pilares essenciais para Gestão por Processos e os principais pontos para cada um deles.
Alinhamento estratégico
O alinhamento estratégico adéqua e harmoniza as prioridades organizacionais com os processos empresariais, permitindo por consequência, uma ação contínua e eficaz para melhorar a execução dos processos de negócio.
Neste pilar se busca principalmente: elaborar e manter atualizada a arquitetura de processos empresariais da organização; definir o conjunto de indicadores de performance associados aos processos; se identificar quais são os processos principais e os de suporte; quais processos são prioritários para a estratégia da empresa, etc.
É principalmente neste pilar, que se zela pela existência de um plano ação permanente e atualizado, de melhoria de processos, alinhado à estratégia empresarial da organização.
Governança
Este pilar se atém na construção e manutenção do modelo de governança do programa de BPM.
Alguns dos principais objetivos deste pilar são definir: os papéis e responsabilidades nos diferentes níveis (comitê executivo, analistas de processos, responsáveis por processos, analistas de negócio,usuários, etc.); o modelo do processo decisório associado ao programa de BPM.
Métodos
O objetivo deste pilar é endereçar principalmente as questões relacionadas com a definição e