Pensamentos Platão e Aristóteles
Se a filosofia começa devido a uma admiração é necessário aprofundar-se no conhecimento da condição humana para assim poder realmente filosofar
2 Defina “Thaumaston”, comparando-o com “Pathos” e “Contemplatio”.
Thaumaston: algo extraordinário que os surpreendia arrebatando - lhe o olhar thaumaston extraordinário, admirável.
Pathos: em um estado inferior que sentimos quando algo nos arrebata.
Contemplatio: Ver e olhar atentamente como arrebatado, em paralisia, os latinos entendiam como contemplativo, contemplação a articularem-se, admirar e contemplar.
3 Trace um paralelo entre o pensamento de Platão e o de Aristóteles a respeito do “começar a filosofar”.
O pensamento de Platão a filosofar é a critica á arte, Platão julga a arte como imitação da inteligível, por isso Platão rejeita a arte em seu estado ideal querendo com isso substituir a poesia pela filosofia. Para Aristóteles esse modelo platônico é inútil e insustentável. Aristóteles utiliza a tragédia acima das formas de arte porque ela trata dos dramas humanos em que só os melhores conseguem ser felizes resolvendo tais dramas.
4 Segundo o texto, qual é a “Tríade” que determinará a “condição humana” como transcendência? Porque?
Segundo o texto a tríade significa: eu mudo outro sobre essas palavras originaria a característica do ser humano e seus princípios como instrumento de conhecimento, como a comunicação ao seu semelhante.
5 A partir do texto, qual seria a tarefa da “Antropologia Filosófica”?
O estudo da antropologia filosófica se propõe a reformular a concepção clássica do homem tendo em vista o acelerado e vasto desenvolvimento das ciências humanas e das ciências biológicas que operam uma revisão intensa diante os enigmas das relações do homem com a natureza. Desse modo a antropologia filosófica é utilizada para distinguir o ser humano dos