Pensamento de platão e aristóteles
Platão era um filosofo idealista, pois valorizava o mundo das idéias. Para ele a educação está interligada com a construção de um Estado/Sociedade Ideal, onde a injustiça não faria parte da mesma, pois, seria pela educação que esse Estado seria construído e através dela se formaria cidadãos honestos com o principio do bem e a sabedoria, ou seja, a busca pela verdade. Platão enfatiza uma educação desde a infância, pois, os pequenos de hoje seriam aqueles que comandariam o Estado no futuro.
Em seu livro “A Republica”, Platão fala de uma educação para os pequenos buscando sempre o ideal de sociedade. Onde a criança deve sempre ter um preceptor/ filosofo que o comandará, passando conhecimentos do mais simples ao mais complexo. Deste modo observamos que a educação para Platão tem projeções políticas visando a harmonia do Estado, não deixando de pensar também em uma harmonia do individuo.
Para Platão tudo que existe no mundo não é eterno, cada coisa tem seu tempo determinado. Segundo ele existe o mundo sensível e o inteligível, sendo corpo pertencente ao mundo sensível e a alma ao mundo inteligível. Com isso o corpo a de desaparecer, mas a alma é imortal e participa do mundo das idéias, reencarnado varias vezes para tentar chegar a plenitude. Para Platão a alma mesmo fazendo parte do mundo das idéias não consegue chegar a sua plenitude, pois, ao se misturar com o corpo, esquece o verdadeiro conhecimento.
Apresenta a idéia de que a alma contem três metais, bronze, prata e ouro. E esses metais indicam a função de cada individuo na sociedade, aqueles que ficam com os trabalhos manuais tem alma de bronze, os de alma de prata compõem a classe produtiva e os magistrados/lideres possuem alma de ouro. Segundo Platão essas almas seriam identificadas através da educação desde a infância, onde os indivíduos seriam submetidos a exames eliminatórios.
Aristóteles
Aristóteles era uma pensador racionalista, pois buscava compreender a razão humana. Acreditava naquilo que