pensamento
O pensamento, como tudo em nossos corpos, precisa de energia para existir. A impressão que a maior parte das pessoas têm é que elas e o pensamento são um só, mas, na verdade, o pensamento flui e você é que se envolve com a atividade mental. A mente jamais deixará de emitir pensamentos, mas você pode permanecer “fora” desta atividade mental com treino e atenção e, quando isto acontece, você experimenta paz e terá aberto sua capacidade de perceber, de discernir. Em outras palavras, você não estará fornecendo tanta energia como atualmente faz para a sua atividade mental e, com isto, desloca-se do pensamento para a atividade perceptiva.
A percepção não está subordinada ao pensamento e sim à intuição. Pensamento é atividade mental. Geralmente as pessoas pensam muito tempo como se estivessem dentro da própria cabeça, como se o pensamento que produzem fossem elas mesmas. Desta forma, o mundo à sua volta não é densamente percebido, em vez disso ele é analisado, ou seja, fragmentado, dividido em partes. O pensamento nos fornece uma versão da realidade e dos fatos, já a percepção nos faz interagir com a vida.
Memória
A memória humana é caracterizada pela capacidade dos seres humanos de adquirir, conservar e evocar informações através de dispositivos neurobiológicos e da interação social.
A memória é uma faculdade cognitiva extremamente importante porque ela forma a base para a aprendizagem. Se não houvesse uma forma de armazenamento mental de representações do passado, não teríamos uma solução para tirar proveito da experiência. Assim, a memória envolve um complexo mecanismo que abrange o arquivo e a recuperação de experiências, portanto, está intimamente associada à aprendizagem, que é a habilidade de mudarmos o nosso comportamento através das experiências que foram armazenadas na memória; em outras palavras, a aprendizagem é a aquisição de novos conhecimentos e a memória é a retenção daqueles conhecimentos aprendidos.
Conclusão
Por