equilibrio ionico em soluçao aquosa
Equilíbrio iônico e o estudo dos equilíbrios químicos envolvendo soluções aquosas de ácidos fracos e bases que apresentam partículas iônicas e moléculas não ionizadas.O solvente da solução é a água e devido a isto temos também na solução os íons H+ e OH- que constituem a água. A presença destes íons H+ e OH- deve-se ao equilíbrio iônico da água:
H2O = H+ + OH- Este equilíbrio acontece em todas as soluções aquosas e também onde temos apenas água pura, ou seja, num copo de água que bebemos existe este equilíbrio ocorrendo. Apesar da água ionizar-se gerando os íons H+ e OH- , as concentrações destes íons gerados nesta ionização é tão pequena que dificilmente causam diferença nos resultados das análises . O que mostra isso é o valor do produto iônico da água que é a constante de equilíbrio :
Ke = [H+].[OH-] = 10-14
H2O = H+ + OH- [H+] =[OH-] = 10-7 mol/L O valor do produto iônico da água é da ordem de 10-14 . Assim como as outras constantes de equilíbrio, este valor altera-se com a variação da temperatura. Como em condições ambientes a temperatura está sempre próxima de 25o C , daqui em diante, sempre que citarmos este equilíbrio acontecendo o seu valor será Ke = 10-14. Uma substância que, ao ser adicionada à água, produz íons livres é chamada eletrólito. Os equilíbrios iônicos mais comuns são os que ocorrem com os ácidos, as bases e os sais quando em presença da água, devido ao fenômeno da ionização ou dissociação iônica. Quando adicionamos moléculas de um ácido em água, ocorre o fenômeno da ionização. Se for um ácido fraco, como o HCN, ele irá se ionizar conforme essa equação: HCN(aq) ⟺ H+(aq) + CN−(aq)
A água provoca a ruptura das moléculas de HCN originando os íons H+ e CN−. Esta solução é um sistema em equilíbrio, pois, à medida que o processo de ionização acontece, dando origem aos íons, ocorre também a associação