Platão e o mito da caverna
Após o contato com o mundo exterior, oprisioneiro provavelmente não conseguiria viver na caverna novamente, uma vez que não conseguiria se adaptar novamente, pois conhecera a verdade além do que havia vivido enquanto preso.
Apesar de tersido escrita há mais de 2.500 anos, a crítica à condição do homem apresentada por Platão se relaciona de maneira irrefragável a nossa atual realidade. Hoje, podemos observar com clareza a alienaçãodos humanos perante as imposições da mídia. Vivemos uma existência confortável onde somos transferidos para outra “realidade”, onde existem definições sobre quase tudo e todos. Somos levados aacreditar que viver bem depende de ter e saber o que nos é apresentado, e perdemos a capacidade de “sair da caixa” enquanto continuarmos adotando esses conceitos como verdadeiros.
O homem que tentar sair da“caverna” sofrerá até conseguir se habituar a realidade, que ampliará seus conhecimentos sobre o mundo e o fará ser rejeitado pelos que acreditam nas condições impostas pela mídia. Por outro lado, ohomem que tentar retornar a “caverna” será desacreditado pelas pessoas que ali permaneceram, e não saberá mais como viver na ignorância.