Pensamento e Palavra: Vigotski
L. S. Vygotsky
Lev Semiónovitch Vigostsky (Лев Семёнович Выготский) foi um “psicólogo” bielo-russo que viveu entre 1986 à 1934. No que toca nossa disciplina foi um pensador importante por discorrer, em sua obra, sobre o desenvolvimento intelectual das crianças através das interações sociais e o contexto histórico.
Segundo o autor o homem é um ser que se forma em contato com a sociedade. E é atribuído a ele a frase que “na ausência do outro, o homem não se constrói homem”.
Vygotsky viveu sob um contexto singular. Nasceu em um país czarista e presenciou a Revolução Russa de 1917 que mudou radicalmente todas esferas da sociedade em que ele estava inserido.
É reconhecidamente marxista. Em sua obra existe um emparelhamento e coerência com as teorias de Marx. Os seus estudos vêm a preencher lacunas que deram margem a crítica ao marxismo (onde preponderou a temática da economia política).
Apesar de sua produção ser compreendida em cerca de 10 anos (interrompida pela sua morte prematura devido a tuberculose), Vygostky possui uma extensa obra. Nela também está contida críticas e comentários sobre psicólogos contemporâneos a sua época como Jean Piaget, por exemplo.
Sua pesquisa se desenvolveu em conjunto com Luria, Leontiev e Sakharov. Esses colaboradores, principalmente Luria, foram responsáveis por disseminar sua obra após sua morte. Os trabalhos de Vygotsky vieram a ser conhecidos pelo público ocidental muito recentemente, porém permanece contemporâneo.
Pensamento e Linguagem
Obra póstuma lançada poucos meses após a morte de Vygotsky. O livro original foi preparado às pressas devido sua doença. Foi um tentativa de reunir, num todo coerente, escritos anteriores e ditados transmitido durante a fase final de sua doença. Por esse motivo a obra é um tanto confusa e possui muitas repetições de ideias. As traduções posteriores, a fim de fazer justiça ao conteúdo presente na obra, fora reeditadas com muitas