Diversidade Enitio cultural
1384 palavras
6 páginas
Perspectiva cognitivista da Davidoff Pensamento
A palavra pensamento é utilizada a todo o momento para descrever uma ação, sonho, lembrança ou raciocínio. Até quando dormimos e sonhamos os cientistas cognitivos consideram que é um tipo especial de pensamento. (DAVIDOFF; LINDA,2001).
Desta forma podemos afirmar que passamos todos os momentos pensando, seja para elaboração de uma frase, ou, para descrever uma situação que vivenciamos.
Segundo, Davidoff (1983, p. 341)
Os psicólogos usam esta palavra como um rótulo geral para atividades mentais variadas, tais como raciocinar, resolver problemas e formar conceitos. O pensamento pode ser caracterizado por suas metas ou seus elementos.
Elementos do Pensamento
Imagem
Muitas tarefas problemáticas podem ser resolvidas usando-se a imaginação ou a analise. Embora alguns tipos de pensamento possam usar a imaginação, as imagens não são essências a todo e qualquer pensamento (DAVIDOFF; LINDA, 2001).
Ação
Quando as pessoas tentam resolver problemas lógicos ou aritméticos, os psicólogos observam que elas fazem pequenos movimentos com a língua, a laringe e outas partes do aparelho da fala (JACOBSON, 1932).
Podemos pensar sem agir, porém quando não há mais movimentos musculares, as pessoas relatam ainda estar pensando (DAVIDOFF; LINDA, 2001).
Portanto concluir que a ação, como a imaginação, frequentemente acompanha o pensamento.
Representação
Uma ideia, desprovida de palavras e de imagens. Muito do pensamento envolve a representação de itens que não estão imediatamente presentes. Ao conversar ou escrever, compartilhamos nossos conceitos com outras pessoas(DAVIDOFF; LINDA, 2001).
Os elementos do pensamento não são essenciais para o pensamento, são componentes importantes para a construção do pensamento, nos ajudam na resolução de problemas, analise de situações elaborações de frases, compartilhamento de ideias e conceitos. Conforme Davidoff (2001, p. 250), “Um dos tipos de conceito