Economia
PRODUÇÃO INDIVIDUAL
Enunciado:
Considerando o seguinte cenário de uma economia ou país:
A renda agregada (Y) equivale a $ 2.000;
Os tributos e impostos (T) são no valor de $ 150;
A poupança das famílias (S) em $ 250;
Os investimentos planejados (I) em $ 200;
Os gastos do governo (G) estão em $150;
As exportações (X) em $ 100;
As importações (Z) em $ 100.
Pergunta-se: Essa economia está em situação de equilíbrio da renda? Explique por quê.
Ao explicar, caso considere que a situação não esteja em equilíbrio da renda, complemente a resposta sugerindo o que o governo poderia fazer para compensar a diferença entre os vazamentos e as injeções na atividade produtiva.
Resposta:
Analisando o cenário acima proposto, há um desequilíbrio na economia do país, pois há um “vazamento no fluxo econômico”, ou seja, parte da renda agregada das famílias é poupada ou destinada ao pagamento de impostos e não destinada totalmente ao consumo. O vazamento de $400 (Poupança $250 + Tributos & Impostos $150) e de injeções na economia de $350 (Gastos do Governo $150 + Investimento $200). Portanto, a soma da demanda agregada (que correspondem aos gastos do governo, consumo, investimentos e a diferença entre as exportações e importações) não é igual ao valor da renda agregada.
Demanda Agregada = C+G+I+(X-Z) $1600+$150+$200+($100-100$) $1950
Renda Agregada = Y $2.000
Demanda Agregada ≠ Renda Agregada
Para compensar os vazamentos, as despesas de Investimento, os gastos do governo e as exportações devem aumentar na mesma proporção. O governo pode no mercado financeiro e captar $50 na forma de dívida, que seria a diferença entre a Poupança e o Investimento e assim chegar ao equilíbrio econômico.
Ou o número de exportações poderiam aumentar no valor $50, para que assim a demanda agregada seja igual a renda agregada.