senai
Ao discutir as propriedades das ondas da luz comentava que o conceito de fóton se entenderia muito melhor depois de visto o modelo completo e, em especial, esta parte da física do eletromagnetismo. Isto é certo, mas também é certo que para entender a força eletromagnética ou o campo eletromagnético na Mecânica Global é necessário conhecer o conceito de onda eletromagnética e essa é a razão pela qual dei a explicação com antecedência.
O mesmo se poderá dizer da força e campo eletromagnético em relação ao modelo de átomo, e como não se pode explicar toda a Teoria do Todo ao mesmo tempo, veremos o modelo atômico mais tarde.
A primeira coisa que há a ressaltar é que do novo conceito de onda eletromagnética se deduz claramente a unificação das interações gravitacional e eletromagnética. Tanto o campo de gravidade como o campo eletromagnético são efeitos da estrutura reticular da gravidade ou globina e das duas propriedades de rigidez, elasticidade, etc. Por sua vez, ambos indicam a existência da força gravitacional e a força eletromagnética respectivamente.
Campo magnético de ímãs
Campo magnético caracteriza-se pela força que ele exerce em partícula eletrizada em movimento; em particular, sobre corrente elétrica. Campo magnético pode ser gerado por corrente elétrica, ou por campo elétrico variável com o tempo.
Ímã ou magneto é corpo que, sem corrente elétrica ostensiva (corrente livre ou verdadeira, em bobina ou enrolamento) gera campo magnético. Possuindo esta propriedade, o corpo é dito imantado oumagnetizado; ou então, que ele possui magnetismo.
Chama-se Magnetismo, também, a parte da Física que estuda o campo magnético no vácuo e na matéria, seus efeitos sobre a matéria, sobre a carga elétrica em movimento e sobre a corrente elétrica; e os ímãs em particular. Há mais de um milênio já se usava do ímã como bússola.
Campo magnético caracteriza-se pela força que ele exerce em partícula eletrizada em movimento; em particular,