Psicologia
Negando a imutabilidade do significado da palavra, Vigotski aponta o que considera o resultado mais importante de seus estudos: o significado das palavras evolui. Fato negado por várias outras correntes teóricas, para Vigotski todas as escolas e tendências psicológicas não dão o devido apreço a um ponto fundamental: todo o pensamento é uma generalização. Todas estudaram a palavra e o significado sem fazer referência ao desenvolvimento.
A relação entre pensamento e palavra pode ser assim resumida:
- A relação entre pensamento e a palavra não e uma coisa, mas um processo, um movimento contínuo de vaivém do pensamento para a palavra, e vice-versa.
- Nesse processo, a relação entre pensamento e a palavra passa por transformações que, em si mesmas, podem ser consideradas um desenvolvimento no sentido funcional.
- O pensamento não é simplesmente expresso em palavras; é por meio delas que passa a existir.
- Cada pensamento tende a relacionar alguma coisa com outra, a estabelecer uma relação entre as coisas.
- Cada pensamento que se move, amadurece e se desenvolve, desempenhando uma função, solucionando um problema.
- Esse fluxo do pensamento ocorre como um movimento interior, através de uma série de planos.
- Uma análise da interação do pensamento e da palavra deve começar com uma investigação das fases e dos planos diferentes que um pensamento percorre antes de ser expresso em palavras.
Então, o pensamento passa a existir através da palavra, mas antes de ser expresso ocorre uma relação entre pensamento e palavra que configura um processo contínuo entre um e outro. Entre esse processo, essa relação passa por transformações, por fases nas quais cada pensamento, ao estabelecer