PSICO SOCIAL CONSCIENCIA E ATIVIDADE
CONSCIÊNCIA E ATIVIDADE: Categorias fundamentais da psicologia sócio-histórica
Fazer considerações teóricas em Psicologia Sócio-Histórica significa, de alguma forma, apresentar a visão (teórica) que se tem do fenômeno psicológico. Nesta abordagem, essa tarefa consiste em apresentar o objeto que se estuda e a visão da gênese desse fenômeno, apontando suas principais características. Estudar o fenômeno psicológico é, portanto, retomar sua gênese no homem, constituindo, nesse estudo, as categorias de análise do fenômeno.
As categorias se apresentam então como aspectos do fenômeno, constituídos a partir do estudo do processo, do movimento, da gênese deste último. As categorias de análise devem dar conta de explicitar, descrever e explicar o fenômeno estudado em sua totalidade. São construções ideais (no plano das ideias) que representam a realidade concreta e, como tais, carregam o movimento do fenômeno estudado, suas contradições e sua historicidade. Explicando melhor: temos no início de nosso estudo um fato empírico, que está ao alcance de nossos sentidos. No entanto, os fatos empíricos não podem ser tomados como o fim de nosso estudo, pois assim ficaríamos no nível das aparências. E preciso ir adiante e conhecer o fenômeno em sua concretude, ou seja, é preciso que
PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA o pensamento invada o fenômeno e possa desvendar relações e determinações que o constituem e que não ficam evidentes no imediato, ou seja, no nível do empírico.
Apresentamos, assim, duas categorias de análise, Consciência e Atividade, que nos permitem nomear a relação do homem com o mundo, que expressam e contêm o processo de construção do fenômeno psicológico.
Importante esclarecer de início que nos referimos ao psicológico como atividade do homem de registrar a experiência e a relação que mantém com o ambiente sociocultural. O homem se insere em um universo sociocultural e através das