Pensamento Complexo - Edgard Morin
De que a ciencia nao dispoe da habilidade de refletir-se para o autoconhecimento. Apesar das coisas boas que ela nos tem trazido, ao mesmo a ciencia se mostra aniquiladora e tirana.
2- Quando surgiu o pensamento complexo e a quais ideias ele se filiou?
Surgiu ao final dos anos 60 e prega a ideia de que é preciso se extinguir as ideias simplistas, reducionistas e disjuntivas, e tambem o pensamento de complexidade pressupõe uma interação influenciada por várias partes que constituem o todo complexo. Esse todo complexo pode ser maior oi menor que a soma das partes isoladas, sendo o resultado de suas interações sinérgicas (partes) que, em conjunção, detém a capacidade de transformar o todo e a si mesmas.
3- A partir da leitura do texto, dê um exemplo, construído por você, sobre a noção de complexidade.
Um exemplo é um empresa com seus varios departamentos. Cada departamento possui características próprias e procura desempenhar suas funções de acordo com suas especificidades. O sucesso ou fracasso da empresa (todo) depende muito da interacao entre todas as areas e nao somente das metas alcancadas por eles isoladamente. 4- Qual a crítica feita por Morin ao pensamento holístico?
A critica feita por Morin ao pensamento holistico é que em oposicao ao pensamento linear ou reducionista que so ve as partes de um todo, o sistema holisitico so ve o todo e nao as partes, isso se chama pensamento sistemico.
5- Explique a tetralogia da complexidade: ordem-desordem- interação - organização estabelecida pelo autor.
Segundo Morin há necessidade de pensarmos a ordem, a desordem e a organização juntas, pois são termos que se remetem um ao outro e formam uma espécie de circuito em movimento. Estes são conceitos que estão presentes no Universo e na vida em todas as sua dimensões
Fenômenos desordenados são necessários em certas condições, em certos casos, para a produção de fenômenos organizados, que contribuem para o