multimetro
A seguinte prática experimental teve como objetivos a determinação da linearidade ou da não linearidade de elementos resistivos, tais quais o filamento de uma lâmpada e o resistor ôhmico.
Introdução
Elementos resistivos lineares são aqueles em que a razão entre a d.d.p. aplicada V e a intensidade I da corrente que o atravessa é uma constante, ou seja, obedece a Lei de Ohm. Já os elementos resistivos não-lineares a razão entre a d.d.p. aplicada V e a intensidade I da corrente que o atravessa não é uma constante, portanto não obedecem à Lei de Ohm, e sua curva característica não é uma reta, e esses materiais possuem uma resistência aparente.
Na montagem a montante, a corrente que atravessa elemento Ir é a mesma que atravessa o amperímetro Ia. Sendo a d.d.p. do voltímetro Vv igual a d.d.p. do resistor Vv mais a do amperímetro Va. Neste caso há melhores resultados quando a resistência a medir é muito maior que a resistência interna do amperímetro.
Na montagem a jusante, Vr=Vv, entretanto a corrente Ia será a soma Iv + Ir. Este tipo de montagem apresenta melhores resultados quando a resistência interna do voltímetro é maior que a resistência a medir.
O Diodo é um dispositivo que possui propriedades de um retificador, ou seja, ele deixa passar facilmente corrente por um sentido, e quase não a deixa passar no sentido contrário. No primeiro caso dizemos que o diodo está “diretamente polarizado” e no segundo caso que está “inversamente polarizado”.
Procedimento Experimental
Meça a resistência do resistor, monte o circuito esquematizado na figura abaixo:
Variando a tensão de saída de 1,0 em 1,0 V até 10 V anote a corrente respectiva. Após anotar as medidas, substitua o resistor pela lâmpada no circuito. Varie a tensão em intervalos de 0,2 V até a tensão de 1,0 V, e depois, varie em intervalos de 1,0 V até no máximo 4,0 V. Anotando os resultados obtidos na tabela.
Resultados e Discussão
Tabela 1: V(Volts)
I(A)
0
0
1
0,501
2
0,965
3
1,433