Pensamento administrativo
Quando falamos em Administração e suas peculiaridades, automaticamente estamos abordando a Gestão (de empresas, de RH, de Marketing entre outras), mas afinal, o que, exatamente, significa gerenciar? Entende-se por administração, a ciência humana fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de uma produção. Algumas das principais funções de um gestor é organizar, dirigir, planejar, e controlar uma corporação. Atividades estas que requerem um mínimo de conhecimento em Gestão de Pessoas, onde é preciso ser atencioso e cuidadoso, ser competente e saber reconhecer a competência alheia, pois, antes de tudo, um administrador exerce a liderança diante da empresa.
Não existe uma forma exata para administrar uma organização, basta ter conhecimento do que realmente trata cada função pré-estipulada ao encarregado.
Liderar envolve influenciar pessoas a trabalharem em conjunto para que alcancem um objetivo comum, como metas e/ou responsabilidades definidas, por exemplo.
Para organizar é necessário que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se e o que é preciso para a realização da tarefa.
Planejar é definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos.
Estando a organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um controle das atividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis desvios dos alvos pré-estabelecidos.
Bem, estes são os fatores principais a serem pensados e trabalhados numa organização, seja ela uma grande ou micro empresa. É preciso planejar, organizar, liderar e controlar focando os resultados para que estes sejam os mais satisfatórios