pensadores periodo moderno
Período Moderno
O período moderno foi um período de transição entre o Feudalismo e o Capitalismo onde ocorre aretomada de valores culturais e grande ampliação dos mesmos.
O ser volta o pensamento para si mesmo, larga-se o teocentrismo e passa-se ao antropocentrismo, é o auge da dúvida no raciocínio e na própria capacidade de raciocinar com questões como: -O que é o sujeito que conhece o mundo; -Como conheço; -Como percebo o mundo; -Como se pode pensar; -Será que realmente conheço o que penso conhecer.
G. F. Hegel
Foi o primeiro grande filósofo a se preocupar com a forma como a História da filosofia deveria ser pensada e escrita. Hegel importava-se em relacionar a produção filosófica de uma época com as condições exteriores dessa produção. A história da filosofia acompanha e participa de forma privilegiada à “marcha do mundo”. Desenvolveu uma estrutura filosófica abrangente do Idealismo Absoluto a fim de referir, mediante um modo integrado e desenvolvido, a relação entre mente e natureza, sujeito e objeto do conhecimento, eram muito ligados natureza.
Hegel erou também a ideia de uma autoconsciência absoluta, sob a qual a humanidade caminharia em sentido à razão continuamente. Tal pensamento liga-se a outro que acredita que a história é a realização de um plano providencial no qual os povos vencedores são integrantes de um evolucionismo de essência divina. A realização terrena dessa forma divina ocorreria através dos Estados.
“Tudo o que é racional é real e tudo o que é real é racional” (Georg Wilhelm Friedrich Hegel)
Rousseau
“O movimento modernista baseou-se na ideia de que as formas "tradicionais" das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deixá-las de lado e