HISTORIA DA FILOSOFIA MODERNA
CURSO DE FILOSOFIA
ALEXANDRE MARCONDES
HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I
VALPARAÍSO – SP
2012
ALEXANDRE MARCONDES
HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I
Portfólio elaborado para fins de avaliação da Disciplina, História da Filosofia Moderna I do curso de Filosofia da Universidade de Franca – Unifran - Nead, sob orientação do Professor Isacir Andreoni.
VALPARAÍSO – SP
2012
INTRODUÇÃO
Pretende-se com este trabalho, referente à disciplina de História da filosofia Moderna I, trazer uma breve dissertação, sobre as principais mudanças e contribuições ocorridas no período moderno da Filosofia.
Tendo em vista que a filosofia moderna surge com o rompimento entre razão e fé através de pensadores como Copérnico e Galileu, que com defesa e interpretação da teoria heliocêntrica provocaram uma verdadeira revolução. Partindo desse contexto, com pensadores voltados para descobertas quanto á natureza e ao homem e consequentemente sua colocação no centro da realidade, causando assim um divisor de águas entre a filosofia antiga e a filosofia moderna.
A filosofia moderna passa a partir dai enfatizar o poder racional do homem, passa a buscar o conhecimento não mais sob o controle do sagrado e do místico, sua busca se dá através do pensar, do raciocinar o homem é capaz de traçar seu próprio destino e caminhar rumo ao conhecimento.
Como definem alguns pensadores essa transição se dá através de uma verdadeira jornada humana, “uma viagem das trevas á luz” ou ainda, pode ser considerado o curso natural das coisas á luz do crescer do conhecimento humano.
QUAIS FORAM AS PRINCIPAIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES OCORRIDAS NO PERÍODO MODERNO DA FILOSOFIA?
Os estudiosos da filosofia determinam como filosofia moderna aquele saber que se desenvolve na Europa durante o século XVII tendo como