tipos de consciencias
O conhecimento racional é comum à ciência e à filosofia. Esses dois campos do saber racional se mantiveram ligados por muitos séculos, mas, principalmente, a partir da revolução cientifica , no séc. XVII, foram separados e hoje guardam características próprias.
Consciencia Coletiva: é aquela que gera o fato social, estando, portanto, diretamente ligada aos interesses sociológicos. Ela não se baseia no que pensa este ou aquele indivíduo, pois não está relacionada às manifestações individuais.
A consciência coletiva está espalhada por toda a sociedade e, desse modo, seria o seu psíquico, determinando sua moral, suas regras, estabelecendo o que é 'certo', 'imoral' ou 'criminoso' e dizendo aos indivíduos como eles devem pensar e agir diante da coletividade.
Consciencia Intuitiva: A intuição é uma forma de consciência que pode ser apontada como um saber imediato ou seja, que ocorre como um insight. Desse modo, a intuição distingue-se do conhecimento formal , refletido, que se constrói através de argumentos.
É possível falar na existência de uma intuição sensível e uma intuição intelectual. O filosofo grego Aristóteles se refere à intuição intelectual como o conhecimento imediato de algo universalmente valido e evidente, que, posteriormente, poderá ser demonstrado através de argumentos. Já a intuição sensível seria um conhecimento imediato restrito ao contexto das experiências individuais singulares. Ou seja, são aquelas “leituras de mundo” guiadas pelo conjunto de experiências de cada individuo e se que, dessa forma, só podem ser “decifradas” a partir de suas vivencias subjetivas. .
Em um e