Pensador Vygotsky
Lev Semenovich Vygotsky nasceu em 1896 na cidade de Orsha, na Rússia, e morreu em Moscou em 1934, com apenas 38 anos.Formou-se em Direito, História e Filosofia nas Universidades de Moscou e A. L. Shanyavskii, respectivamente. Por esses dados biográficos podemos perceber de início o pano de fundo que influenciou decisivamente a sua formação e o seu trabalho: a revoluçãorussa de 1917 e o período de solidificação que se sucede. Vygotsky é um marxista e tenta desenvolver uma Psicologia com estas características.
Teoria:
Vygotsky defende a idéia de que a criança não é a miniatura de um adulto e sua mente funciona de forma bastante diferente.Esta compreensão tem grandes implicações para os professores porque nos obriga a compreender o aluno da forma com que ele é, e não da forma com que nós compreendemos o mundo.
Assim, para a formação docente é de vital importância o estudo das diferentes teorias do desenvolvimento de forma que nos permitem abordar o processo de ensino-aprendizagem do modo que o mesmo venha a responder ás necessidades particulares da natureza infantil.Vygotsky pensam que o desenvolvimento do indivíduo implica não somente em mudanças quantitativas, mas sim, em transformações qualitativas do pensamento.É esta relação que determina o desenvolvimento do indivíduo.
Base Teórica:
Vygotsky nos fornece uma pista, sobre o papel da ação docente: o professor é o mediador da aprendizagem do aluno, facilitando-lhe o domínio e a apropriação dos diferentes instrumentos culturais.Mas, a ação docente somente terá sentido se for realizada no plano da Zona de Desenvolvimento Proximal.Isto é, o professor constitui-se na pessoa mais competente que precisa ajudar o aluno na resolução de problemas que estão fora do seu alcance, desenvolvendo estratégias para que pouco a pouco possa resolvê-las de modo independente.
Métodos:
Para Vygotsky o desenvolvimento cognitivo é condicionado pela aprenizagem.Dessa forma, mantém uma concepção que mostra a