Vygotsky revista Nova Escola: Grandes Pensadores
Para ele, a aprendizagem advém da relação do homem com a sociedade, numa relação dialética, diferente do que era pregado pelas teorias comportamentalistas, ou seja, o ambiente sofre modificação do homem, que é igualmente modificado pelo ambiente. Assim, os processos psicológicos mais complexos ( funções mentais superiores) só se formam e se desenvolvem através do aprendizado.
O autor inseriu em seus estudos o importante conceito da mediação em que toda a relação do homem com o mundo é feita por instrumentos técnicos, o que está intimamente ligado à formação da cultura. Portanto, para Vygotsky, todo aprendizado é mediado e com isto, torna-se relevante o papel do professor como determinante e ativo , além de impulsionador do desenvolvimento psíquico de seus alunos, o que também é explicado pelo fato de que o primeiro contato da criança com novas habilidades, atividades ou informações deve ter a participação de um adulto, pois ao internalizar um procedimento, a criança apropria-se dele, tornando-o voluntário e independente.
Desta forma, o aprendizado não está totalmente subordinado ao desenvolvimento das estruturas intelectuais do sujeito e sim, um se “alimenta” do outro, o que gera saltos nos níveis de conhecimento.
Nesta visão, o ensino deve se antecipar ao que o aluno não sabe e que ainda não é capaz de aprender sozinho: o aprendizado vem antes do desenvolvimento, tendo assim, outro importante conceito formulado pelo autor: o de zona de desenvolvimento proximal, ou seja a distância entre o desenvolvimento real e o potencial que se tem de aprender, sendo