Plano de Contas Patrimoniais
ATIVO: representa os bens e direitos. ATIVO CIRCULANTE: registram-se os valores disponíveis em dinheiro, depósitos bancários, direitos de qualquer espécie representados por títulos de créditos, valores dos estoques de mercadorias ou matérias primas e outros, valores mobiliários e despesas pagas antecipadamente.
DISPONÍVEL: é usado para designar dinheiro em caixa e em bancos, bem como valores equivalentes, como cheques em mãos e em trânsito e que representam recursos com livre movimentação para aplicação nas operações da empresa e pra as quais não haja restrições para uso imediato. Bens Numerários Caixa: inclui dinheiro, bem como cheques em mãos, recebido e ainda não depositado, pagável irrestrita e imediatamente. O saldo de caixa pode estar registrado em uma ou em diversas contas. Depósitos Bancários: são representados normalmente pelas contas de livre movimentação mantidas pela empresa em bancos. Aplicações de Liquidez Imediata: as aplicações de curtíssimo prazo no mercado financeiro, também são consideradas como disponível.
CRÉDITOS: são valores a receber decorrentes de vendas a prazo de mercadorias ou serviços a clientes, ou oriundos de outras transações. Clientes: pessoa que tem uma relação comercial com determinada empresa. Títulos Descontados: negociação na venda de uma duplicata. Provisão para devedores duvidosos: provisão feita para cobrir as perdas estimadas na cobrança das contas a receber. Depósitos p/ Concorrência: são, por exemplo, para participar de concorrência pública, como cumprir ganho de licitações. Depósitos Judiciais: para questões judiciais. Impostos e Taxas a Recuperar: há diversas operações que podem gerar valores a recuperar de impostos, tais como saldos devedores (credores, na linguagem fiscal) de ICMS e IPI, imposto de renda retido na fonte e outros. Tais impostos devem ser registrados nessa conta, face a natureza variada dessas operações, deve ter segregação em