coca cola
Padoveze (2009) já dizia que as empresas dependem da sociedade para sua sobrevivência, logo, precisam estabelecer uma boa relação com a mesma, formando a responsabilidade social (decisão da empresa de contribuir para uma sociedade melhor e um ambiente mais limpo). A ação da Coca Cola não difere deste conceito, tendo um de seus projetos, o “Programa Coletivo Coca Cola”, sido destacado pela mídia por ter como propósito, além de oferecer cursos capacitadores, incentivar a prática da reciclagem de materiais.
Inclui-se ainda a filantropia, que é a ação que tem como propósito ajudar de forma direta ou indireta comunidades e/ou indivíduos através de tarefas significativas. A primeira ação do “Programa Coletivo Coca Cola” aconteceu na cidade de Ceilândia, Brasília, formando 156 jovens e mais 13 novos núcleos em comunidades carentes. O objetivo deste projeto é o preparo de jovens, artesãos, adolescentes e famílias para o mercado de trabalho através de cursos capacitadores em diversas áreas, como empreendedorismo e design de embalagens recicladas, além de possibilitar a abertura de um novo negócio e a revenda da Coca Cola em suas residências.
Como toda ação tem um aspecto marketeiro, o fundo intencional da filantropia é de aparentar ser uma empresa “socialmente responsável” e passar a imagem de que se preocupa com a sociedade. A Coca Cola, por trás desta iniciativa de ajudar comunidades, insere sua missão corporativa, que é vender suas bebidas em todos os lugares do Brasil, inserindo-as em locais mais inacessíveis.
Por fim, é perceptível ainda o conceito de universalismo na ação da