Educação e reflexões – o olhar dos pensadores e suas contribuições para o ensino na visão de jean piagt , lev vygotsky.

1023 palavras 5 páginas
Vozirene Belcavello - pedagogia turma 10, RA 1057903. Polo Cariacica ES. 2011

EDUCAÇÃO E REFLEXÕES – O OLHAR DOS PENSADORES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO NA VISÃO DE Jean Piagt , Lev Vygotsky.
O artigo discute algumas feições assumidas pela produção e circulação de obras dos pensadores da educação voltadas para contribuir e fazer reflexões para o ensino com transformações positivas adquiridas pelos professores , sobre tudo aqueles que seguem sob o olhar do pensamento de Jean Piagt , Lev Vygotsky.

“Pensar a escola, uma aventura de 2500 anos”
Tão antigo quanto a filosofia, o pensamento educacional se desdobra em várias correntes, mas suas raízes estão fincadas na Grécia antiga.
Por trás do trabalho de cada professor, em qualquer sala de aula do mundo, estão séculos de reflexões sobre o ofício de educar. Mesmo os profissionais de ensino que não conhecem a obra de Aristóteles (384-322 a.C) , Jean – Jacques Rousseau(1712-1778) ou Emile Durkheim (1858-1917) trabalham sob a influencia desses pensadores, na forma como suas idéias foram incorporadas à prática pedagógica, à organização do sistema escolar, ao conteúdo dos livros didáticos e ao currículo docente.
Antes mesmo de existirem escolas, a educação já era assunto de pensadores. Um dos primeiros foi o grego Sócrates (469-399 a.C), para quem os jovens deveriam ser ensinados a conhecer o mundo e a si mesmos.
As descobertas do suíço Jean Piaget marcaram a pedagogia no século 20
Construtivismo
Ainda que originária de outro meio, a obra do biólogo suíço Jean Peaget (1896-1980) de certa forma deu prosseguimento às investigações da Escola Nova sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças e dos adolescentes.
Suas descobertas marcaram a pedagogia no século 20 mais do que o trabalho de qualquer outro pensador. Entre os seguidores do construtivismo, como ficou conhecida a doutrina de Piaget, está a argentina Emilia Ferreiro, muito influente no Brasil.
Do estudo das concepções infantis de tempo,

Relacionados

  • pedagogia
    12755 palavras | 52 páginas
  • PED3 Psicologia da Aprendizagem
    24631 palavras | 99 páginas