Crata enciclica

1606 palavras 7 páginas
RESUMO DA CARTA ENCÍCLICA

* Em qualquer parte do mundo, seja no Oriente ou no Ocidente, a humanidade esta ligada por um caminho que se escreve desde séculos atrás. Esse caminho foi se desenhando a partir da interação do homem com o mundo ao seu redor, quando mais ele tomava conhecimento do que acontecia em torno dele, mais ele mesmo se conhecia. Quanto mai adquirirmos conhecimento com o mundo, mais esse conhecimento tornará parte de nossas vidas.

De acordo com a historia antiga, o conhecimento sobre o mundo veio de questionamentos feitos a si mesmos, como: Quem sou eu? Donde venho e para onde vou? Porque existe o mal? O que é que existirá depois desta vida?
A resposta para essas tais perguntas vem do interior do mesmo. Essas questões são o principio da filosofia.

* De entre os vários serviços que a Igreja deve oferecer à humanidade, há um cuja responsabilidade lhe cabe de modo absolutamente peculiar: é a diaconia da verdade. Por um lado, esta missão torna a comunidade crente participante do esforço comum que a humanidade realiza para alcançar a verdade, e, por outro, obriga-a a empenhar-se no anúncio das certezas adquiridas, ciente, entretanto de que cada verdade alcançada é apenas mais uma etapa rumo àquela verdade plena que se há de manifestar na última revelação de Deus.

* O homem possui inúmeros recursos para progredir no ramo da verdade, assim adquirindo mais conhecimento sobre sua própria existência. Daí que sai a Filosofia, que significa amor á sabedoria. Efetivamente a filosofia nasceu e começou a desenvolver-se quando o homem principiou a interrogar-se sobre o porquê das coisas e o seu fim. Ela demonstra, de diferentes modos e formas, que o desejo da verdade pertence à própria natureza do homem. Interrogar-se sobre o porquê das coisas é uma propriedade natural da sua razão, embora as respostas, que esta aos poucos vai dando, se integrem num horizonte que evidencia a complementaridade das diferentes culturas onde o homem vive.

*

Relacionados

  • Manual de Redação
    189683 palavras | 759 páginas
  • Apontamentos Dt Constitucional
    144319 palavras | 578 páginas