Relatorio
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
DANILO VALLE DE SOUZA
HIAGO NEVES LOPES
CRUZ DAS ALMAS/BA
ABRIL/2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
Relatório dos experimentos realizados no Laboratório de Física Prática, sobre: Princípio de Arquimedes
Trabalho solicitado pelo docente Micael Dias da disciplina de CET-099 Física Geral e Experimental II da turma P-04 do curso de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas como forma avaliativa.
CRUZ DAS ALMAS/BA
ABRIL/2011
RESUMO
De acordo com algumas bibliografias, Arquimedes (282-212 AC) descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso na água se torna mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força, do líquido sobre o corpo, é denominada empuxo (). Portanto, num corpo que se encontra imerso em um líquido, agem duas forças: a força peso (), devida à interação com o campo gravitacional terrestre, e a força de empuxo (), devida à sua interação com o líquido.
Quando um corpo está totalmente imerso em um líquido, podemos ter as seguintes condições:
* se ele permanece parado no ponto onde foi colocado, a intensidade da força de empuxo é igual à intensidade da força peso (E = P);
* se ele afundar, a intensidade da força de empuxo é menor do que a intensidade da força peso (E < P); e
* se ele for levado para a superfície, a intensidade da força de empuxo é maior do que a intensidade da força peso (E > P) .
Todo corpo mergulhado num fluido (líquido ou gás) sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.
Quando um corpo mais denso que um líquido é totalmente imerso nesse líquido, observamos que o valor do seu peso, dentro desse líquido, é aparentemente menor do que no ar. A diferença