pelotizaçao
Sistemas de alto-forno Metso
O minério de ferro é beneficiado através da concentração. O concentrado deve ser peletizado para alimentar o alto-forno ou uma planta DRI.
A Metso projeta e fornece sistemas de alto-forno. Estas plantas produzem pelotas com um custo mais baixo e qualidade mais alta em relação a outros processos de peletização.
A Metso projetou e forneceu os mais modernos e maiores sistemas de alto-forno do mundo. Estas plantas produzem pelotas com um custo mais baixo e qualidade mais alta em relação a outros processos de peletização, como fornos de chaminés ou grelhas móveis.
O produto
Pelotas são esferas endurecidas de metal com alta concentração de ferro e qualidade uniforme.
Plantas de pelotização podem produzir duas variedades de pelotas: pelotas dos fornos de chaminés e pelotas de redução direta (pelotas DR). As pelotas dos fornos de chaminés são utilizadas em processos de alto forno de coque, que é o método mais comum de produção de metal quente (ferro líquido para produção de aço). Pelotas de alto-forno são fornecidas principalmente para usinas de aço.
Peloras DR são usadas em processos de redução direta para produzir ferro esponjoso, que é um processo alternativo, um estágio inicial do ferro ao aço. O processo DR é baseado no uso de gás natural e se torna cada vez mais comum em países com acesso ao gás natural de baixo custo.
O processo
O objetivo do processo é transformar o concentrado pelotizado em pelotas endurecidas que podem ser usadas na alimentação de alto-fornos ou de fornos de redução direta. A transformação é alcançada pelo forno e grelha móveis. A grelha transporta o concentrado pelotizado por uma série de zonas de temperatura controladas para produzir uma pelota pré-aquecida de 800-900°C, que é jogada dentro do forno rotativo. O forno rotativo finaliza o endurecimento e opera a 1200-1350°C. As pelotas passam então para um resfriador anular onde são resfriadas até uma temperatura