Pedagogia e sua Multidimensionalidade
Displina: Pedagogia e sua Multidimensionalidade
Núcleo I C – Prof.ª: Maria José Pereira
TEXTO:
Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia – José Carlos Libâneo.
O texto apresenta um ponto de vista explícito sobre a natureza e identidade da pedagogia e o trabalho dos pedagogos, tentando situar a pedagogia como um campo científico e campo profissional. A seguir, as posições do autor de forma sintética:
Pedagogia é, antes de tudo, um campo científico, não um curso.
Há uma diversidade de práticas educativas na sociedade que se realizam em muitos lugares e sob várias modalidades.
Todas as pessoas que lidam com algum tipo de prática educativa relacionada com o mundo dos saberes e modos de ação são pedagogos.
O objetivo do curso de Pedagogia não é somente a docência.
Disso conclui-se que a base da formação de educadores não é a docência, mas a formação pedagógica. A docência é uma das modalidades de trabalho pedagógico.
Para atender às necessidades de formação profissional para atividades educativas diversificadas, propõe-se uma Faculdade de Pedagogia com três cursos distintos, mas articulados entre si: o curso de Pedagogia, o curso de Formação de Professores e os cursos de Formação Continuada.
O autor nos relata que há uma idéia recorrente, inclusive entre os próprios pedagogos, de que pedagogia é o modo de ensinar, tem pedagogia quem ensina bem, desse modo o pedagógico seria o metodológico. Pedagogia seria um curso de formação de professores para as séries iniciais da escolarização obrigatória. Ora, ensino dirige-se a crianças, então que ensina para crianças é pedagogo.
Para o autor, essa idéia relacionada ao curso de Pedagogia é muito simplista e reducionista. Ela tem um significado bem mais amplo e globalizante. Ela é um campo de conhecimentos; diz respeito ao estudo e à reflexão sistemática sobre o fenômeno educativo, sobre as práticas educativas,