Pedagogia E Pedagogos
Os estudos referentes á história desse curso, no Brasil, mostram uma sucessão de ambiguidades e indefinições, com repercussões no desenvolvimento teórico do seu campo de conhecimento e na formação intelectual e profissional do pedagogo.
2 slide
O pedagogo(escolar ou não) considerado um profissional especializado em estudos e ações relacionados com a ciência pedagógica, pesquisa pedagógica e problemática educativa, abordando o fenômeno educativo em sua multidimensionalidade.
Nesse sentido, o curso de Pedagogia ofereceria formação teórica, científica e técnica para a sua atuação em diferentes setores de atividades: nos níveis centrais e intermediários do sistema de ensino(políticas públicas para a educação, planificação e gestão, pesquisa e supervisão do sistema de ensino); na escola(administração, supervisão do ensino, assistência pedagógica-didática a professores e alunos, formação continuada, avaliação); nas atividades extra escola(práticas educativas para escolares, serviços de saúde e promoção social, meios de comunicação, formação profissional, produção de materiais didáticos de variedade natureza, etc.), nas atividades ligadas a formação e capacitação de pessoal nas empresas.
3 slide
BREVE REFERENCIA HISTÓRICA
A primeira regulamentação do curso de pedagogia no Brasil em 1939 prevê a formação do bacharel em pedagogia, conhecido como “técnico em educação”.
A última regulamentação existente abole a distinção entre o bacharelado e licenciatura, mas mantém a formação de especialistas nas várias habilitações, no mesmo espirito do Parecer CFE 251/62. Com suporte na ideia de “formar especialista no professor”, a legislação em vigor estabelece que o formada no curso de pedagogia receba o título de licenciado.
4 slide
A ESPECIFICIDADE DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO
A base da identidade profissional do educador é a ação pedagógica, não a ação docente.
A pedagogia corresponde aos objetivos e processos do educativo justamente em razão do vínculo necessário entre