Conceituando Didática
-
UNIRIO
PEDAGOGIA – LICENCIATURA – 3º PERÍODO/NOITE
DISCIPLINA: DIDÁTICA
DOCENTE: MARCELA
AAV-1
CONSTRUINDO UM CONCEITO DE DIDÁTICA
DANIELLE PASQUINI
LYZARDO AUGUSTO RAMOS WANDERLEY
MARLENE SILVA RITA GITAHY e ROSEMERY FONSECA
Rio de Janeiro
2014
I – DA CONCEPÇÃO DE VERA MARIA CANDAU1
A professora Vera Maria Candau realiza uma análise crítica da relação da Didática com a Educação, percebendo como os educadores, personagens que são e foram do processo histórico da Educação, são influenciados pelo contexto histórico em que vivem.
Para ela, o educador, ao longo da História, sempre foi e será personagem do processo educativo, sendo mister a compreensão do papel da Didática na sua formação.
Nessa linha, a ilustre professora da PUC-RJ ressalta importante questão: a necessidade da multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem. Assim, este processo, objeto de estudo da Didática, deve-se apresentar, necessariamente, sob a égide de três dimensões, integradas e articuladas: humana, técnica e político-social.
De outro lado, observa que, conquanto não se possa negar ou ignorar as dimensões humana e técnica para uma adequada visão do processo ensino-aprendizagem, deverão aquelas, para uma completa compreensão deste, interagir dialeticamente com a dimensão político-social, com o momento histórico em que se dá o desenrolar do aludido processo.
Por derradeiro, a educadora propõe a superação de uma Didática exclusivamente instrumental – eivada do inquietante vício do uso de mero tecnicismo –, construindo, em seu lugar, aquilo que denominou “Didática Fundamental”, qual seja, a que alia as dimensões humana, técnica e sociopolítica, devidamente articuladas, para a prática pedagógica, possibilitando reais e benéficos resultados ao binômio ensino-aprendizagem. II – DA CONCEPÇÃO DE JOSÉ CARLOS LIBÂNEO2
O Dr. Libâneo, por seu turno, procurou definir Didática como