Pedagogia tecnicista
Características gerais
A pedagogia tecnicista foi introduzida via pedagogia Nova, na medida em que essa se encontrava em crise, no período de 1960 a 1988. Além disso , na análise de Saviane(1991) a eficiência instrumental nos métodos pedagógicos presentes na Pedagogia Nova iria desembocar na teoria educacional tecnicista. Para Libâneo (1984) a sustentação que a Pedagogia Nova dá a Pedagogia tecnicista ocorre via seu universo conceitual que privilegia o aperfeiçoamento dos métodos de ensino, a racionalização do trabalho do professor, tendo como referência o ritmo de aprendizagem diferenciado, portanto, centrado no individual. Nas análises de alguns autores a tônica comum à Pedagogia Tecnicista inclui a racionalidade, a eficiência, a produtividade, o controle, a objetivação operacional do que se pretende alcançar, nos moldes do sistema empresarial.
Visão de mundo
No tecnicismo acredita-se que a realidade contém em si mesma suas próprias leis, bastando aos homens descobri-las e aplica-las.
Visão do homem
Para Libâneo (1990) diz que fins a ver com aspectos ligados ao ideal de homem a ser educado, portanto diz respeito a valores, a ideias, ao desenvolvimento dos princípios democráticos e de bons cidadãos, são postulações mais abstratas.
Ensino-aprendizagem
Libâneo(1990) dá ênfase da Pedagogia Tecnicista, dada pela teoria de aprendizagem, vai privilegiar o conceito de que aprender é modificar comportamento. Pra Mager (1976) o ensino é a facilitação da aprendizagem.
O ato de ensinar justifica-se na medida em que favorece uma aprendizagem mais efetiva do que seia a obtida na ausência de qualquer ensinamento.
Conhecimento
A experiência planejada, a partir de objetivos bem definidos é considerada a base do conhecimento, onde é o resultado direto da experiência.
Objetivo
Libâneo(1990) diz que a base racional e científica da Pedagogia Tecnicista visa a responder, com precisão, aos objetivos da educação e da sociedade.
Metodologia
Para