Pedagogia tecnicista
CUIABÁ
MAIO/2013
Introdução
O objetivo deste trabalho acadêmico é retratar e explanar sobre o movimento pedagógico liberal tecnicista, o seu inicio no contexto mundial e no ensino educacional brasileiro. Demonstrando com clareza os métodos de aprendizado, a relação entre os participantes do processo, a transmissão do conhecimento, e a sua aplicação na vida do aluno, na sociedade e economia do país.
Tendência Pedagógica Liberal Tecnicista
Entende-se por tecnicidade: "qualidade ou caráter do que é técnico (...)", e por tecnicismo: “abuso da tecnicidade”. “É o valor excessivo dos meios”.
A pedagogia tecnicista surge nos Estados Unidos na segunda metade do século XX e chega ao Brasil entre as décadas de 60 e 70, na época da ditadura militar, estava de acordo com a tecnologia industrial, utilizando o formato behaviorista de ensino, buscando adequar a educação as exigências da sociedade industrial e tecnológica moldando o comportamento do sujeito, de forma a controlar a conduta individual. Era ensinado apenas o necessário para que os indivíduos pudessem atuar de maneira prática em seus trabalhos
A pedagogia tecnicista mudou o processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional.
.
Métodos e Conteúdos de Ensino
O conteúdo desse sistema educacional e baseado nos princípios científicos e leis estabelecidas e ordenadas em sequencias lógicas e psicológicas por especialistas. Sendo o conteúdo objetivo e mensurada não havendo espaço para a subjetividade, sendo esse material encontrado em livros didáticos, manuais, módulos de ensino, etc. O professor devia passar instruções objetivas, e sua tarefa principal era manter o comportamento adequado em sala de aula, não havendo hesitação em chamar a atenção do aluno no decorrer das explicações. Os sistemas instrucionais possuem três componentes: