Pedagogia Escola Nova e Tecnicista
Respostas: Função da Escola.
Pedagogia Escola Nova
Entende-se pela corrente que trata de mudar o rumo da educação tradicional, intelectualmente e livresca, dando-lhe sentido vivo e ativo. Por isso se deu também o nome de: “Escola Ativa”. A Escola Nova tem seus objetivos concentrados no aluno. Os educadores que adotam essa concepção acreditam em uma sociedade mais justa e igualitária, na qual caberia á educação adaptar os estudantes ao seu ambiente social.
Pedagogia Tecnicista
Inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advogou a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional. De modo semelhante ao que ocorreu no trabalho fabril, pretendeu-se a objetivação do trabalho pedagógico. Buscou-se, então, com base em justificativas teóricas derivadas da corrente filosófico-psicológica do behaviorismo, planejar a educação de modo a dotá-la de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem pôr em risco sua eficiência.
Respostas: Função do Professor
Pedagogia Escola Nova
É auxiliar o aluno, ajudando-o a aprender por si só, sendo apenas um orientador.
Pedagogia Tecnicista
Na pedagogia tradicional a iniciativa cabia ao professore na pedagogia nova a iniciativa deslocou-se para o aluno. Já na pedagogia tecnicista o elemento principal passou a ser a organização racional dos meios, ocupando o professor e o aluno posição secundária.
Respostas: Função do Aluno
Pedagogia Escola Nova
Na pedagogia nova, a iniciativa desloca-se para o aluno, situando-se o nervo da ação educativa na relação professor-aluno, tornando-o ativo e observador, instigando a estudar mais e a buscar conhecimento.
Pedagogia Tecnicista
A função do aluno provem da administração e das condições de aprendizagem da matéria através dos meios tecnológicos. O aluno