PEDAGOGIA TECNICISTA
Esta Pedagogia encontrava-se de acordo com o modelo capitalista formando indivíduos competentes para o mercado de trabalho. Surge nos Estados Unidos na metade do século XX e chega ao nosso país por volta das décadas de 60 e 60 e 70 inspirada nas teoria behaviorianas da aprendizagem.
O professor e nem o aluno eram valorizados, mas sim a tecnologia, a industria, o capital. A escola não se preocupa em trabalhar a reflexão e a criticidade e o professore passa a ser o especialista, passando aos alunos verdades científicas incontestáveis.
Os conteúdos estavam embasados na objetividade do conhecimento onde os métodos era programados passo-a-passo usando principalmente livros didáticos e os diálogos entre professor e alunos era apenas técnica, com o objetivo de transmitir o conhecimento de maneira eficaz.
2 DESENVOLVIMENTO
Essa Pedagogia representa uma ampla visão educacional onde a escola exerce a função de preparar o aluno para exercer papéis sociais, representando um sistema orgânico e funcional modelando o comportamento humano através de técnicas e recursos metodológicos específicos.
O alvo desta tendência pedagógica foi o capitalismo, visando produzir sujeitos capazes e eficientes para o mercado de trabalho sendo valorizadas as informações científicas normalmente usando-se manuais para isso. Voltada para a aplicação sistemática de princípios científicos e comportamentais, o papel do professor passa a ser o de administrador da transmissão dos conteúdos e o do aluno de executor das instruções previstas, o processo ensino aprendizagem decorre do comportamento operante , por meio da utilização de princípios e estratégias próprias da psicologia behaviorista (LUCKESI,2003)
Sobre os métodos ,ténicas e estratégias utilizadas no processo de ensino,cabe ressaltar que englobam procedimentos adequados à organização e ao controle das condições ambientais que assegurem transmissão e a recepção de informações.
Luckesi ressalta o processo ensino