pedagogia surda
Pedagogia Surda
Novembro-2013
Esta pesquisa foi realizada pelo artigo Teorias da Educação e Estudos Surdos, das autoras Gládis Perlin, Karin Strobel; onde elas abordam de temáticas importantes não só a pedagogia surda, mas nos leva a entender o campo moderno, teórico, tradicional e até o crítico foi dividido este artigo em quatro unidades para melhor compreensão.
Mas a temática que será focada se da início no cap. 1.3 Pedagogia e Currículo para surdos na visão moderna; Que pedagogia estaria implicada na modernidade para o surdo? Partindo do principio de Jorge Larrosa que a “pedagogia é o jeito de ensinar”, o sistema de ensino aos surdos, sob a teoria tradicional, esta moldado de forma os pressupostos de uma pedagogia com princípios ouvintes sempre ocuparem um papel central. A cultura do ouvinte sempre esteve presente no jeito de ensinar moderno e arroga a si própria o direito de ensinar os surdos.
No caso o objetivo da pedagogia é direcionado a nós surdos e ele consiste em nos apresentar o homem ouvinte, falante, capaz de entender e incorporar todos os significados de uma língua oral. Nele se percebe que o objetivo é ensinar os surdos a serem ouvintes. Neste ensinar a objetividade não deixa espaço para a subjetividade. Não há espaço para a construção da subjetividade surda, nem espaço para ser diferente do ouvinte e dessa forma se exclui qualquer idéia de cultura surda, pois a modernidade guarda o conceito único de cultura. Se você olha para as escolas modernas num dado momento da história moderna, você vai perceber que os alunos estão enfileirados, uniformizados, que tendem a buscar a perfeição cujos objetivos a teria coloca em evidencia. É então aí que surge a representação dos surdos baseada em termos ouvintes.
A preocupação com a organização da atividade educacional e a questão do que ensinar aos surdos na visão moderna vem de