pedagogia social
O estágio supervisionado é o momento que permite o acadêmico, a ter contato direto com o “setor de trabalho”. É nesse momento que o mesmo irá fazer a reflexão crítica do que aprende em sala de aula, com o real cotidiano da escola, assim, poderá despertar para “um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e o olhar do educador” (PASSERINI, 2007).
Cada licenciando terá um olhar sobre a experiência que teve, e é nessa diversidade de pontos de vista que em sala de aula haverá troca de conhecimentos embasados na teoria aprendida e na prática vivenciada, essa socialização irá enriquecer o licenciando, e torna-lo capaz de inovar nas praticas pedagógicas. “Com a Teoria como Referencia, a Prática como ferramenta o professor deve procurar o real que se apresenta diferente a cada dia” Andrade (2005).
O licenciando após estagiar passa a enxergar a educação por outro prisma, procurando entender a realidade da escola, professor, alunos, e todos os outros envolvidos na educação. Com essa reflexão fará uma releitura da educação e irá procurar meio de intervir positivamente para buscar resultados.
Além desta experiência, e talvez a maior delas, é o fato do licenciando ter que elaborar projetos de intervenção pedagógica e aplicá-los na escola determinada, assumindo o papel e a responsabilidade do professor, Provando do gosto da profissão escolhida, motivando-se para assumi-la.
O estagio supervisionado compõem-se por observação, participação e regência, momentos que devem ser aproveitados para desenvolver reflexões e praticas visando otimizar o tempo da escola, beneficiando o ensino-aprendizagem e atendimento do educando em geral, o que muitas vezes, devido a rotina, os professores, pedagogos, gestores e demais envolvidos não percebem as falhas e/ou possibilidades de melhorias neste contexto.