Pedagogia social
CONCEITOS, OBJETIVOS E PRÁXIS DA PEDAGOGIA SOCIAL: CONSTRUINDO CAMINHOS
A Pedagogia Social vem sendo estudada por diferentes pesquisadores e apresenta múltiplas definições, o que dá a ela uma característica peculiar.
Poderíamos defini-la inicialmente como uma ação teórico-prática, sócio educativa, realizada por educadores ou agentes sociais. Ela pode ser vista como um campo de estudo onde a conexão entre Educação e a Sociedade acontecem de forma prioritária, ou ainda, uma esfera de atividades que acontecem em diferentes espaços não formais de educação e que combatem e amenizam os problemas sociais por meios de ações educacionais.
Para compreendê-la é necessário investigar os mais recentes estudos sobre a Pedagogia Social considerando os autores que apresentam seu histórico, sua importância, os espaços que ela acontece e como vem sendo pensada na contemporaneidade.
Antes que a Pedagogia Social se sistematizasse enquanto disciplina ou campo de estudo, para alguns autores ela pode ser considerada existente desde os filósofos da Antiguidade Clássica, como Platão e Aristóteles que contidas nessas construções.
Além disso, há várias características e elementos singulares ligados a fatores econômicos, sociais e políticos nas diferentes tradições nacionais da Pedagogia Social. Dessa forma, é possível discutirmos a Pedagogia Social considerando também as leis que fundamentam suas ações:
- O Artigo 205 da Constituição Federal do Brasil de 1988 diz que: “A Educação é direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”;
- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/1996 diz no seu Artigo 1º “A Educação abrange os processos formativos que se desenvolve na vida familiar, na convivência humana, nos movimentos sociais e organização da sociedade civil e nas