Pedagogia Social
Curso de Educação Social
Pedagogia Social
1º Ano - 2º Semestre
Pedagogia Social VS Educação Social e Animação Sociocultural
Docente: Professora Filipa Coelhoso
Discente: André Veloso nº 112 AB Andreia Teixeira nº 301 SB Patrícia Vidal nº 207 SB Soraia Rodrigues nº 512 SB Soraia Vann nº 112 SB
Índice
1. Introdução
A elaboração deste trabalho insere-se no âmbito da disciplina de Pedagogia Social e tem como objetivo relacioná-la com a educação social e a animação sociocultural.
Durante a sua realização foi abordada, de forma sucinta a história da Pedagogia Social, assim como a relação que se estabelece entre esta e a educação social e a animação sociocultural.
Fez-se também uma articulação entre estas duas áreas de intervenção e consequentemente, a importância que a Pedagogia Social assume nas mesmas.
Neste contexto foram referidas as competências e perfil de ambos os técnicos e a importância que estes têm na intervenção socioeducativa em que se inserem.
Por fim é feita uma breve descrição das conclusões retiradas com a elaboração do mesmo.
2. Pedagogia Social
A Pedagogia Social é atualmente uma disciplina interdisciplinar. No entanto, na antiga Grécia, o pedagogo era o responsável que acompanhava as crianças até à escola.
De acordo com Diaz (2006), o termo Pedagogia Social é de origem alemã tendo sido utilizado pela primeira vez em 1844, por Karl Mager com o objetivo de caraterizar o conceito de “ajuda à juventude”, ou seja, ajuda educativa, profissional e cultural.
A Pedagogia Social corresponde à disciplina científica com carater teórico e prático que nos dá as ferramentas necessárias para realizar a intervenção prática com os indivíduos. Esta ciência implica um conhecimento do indivíduo para que melhor se possa atuar com ele e não para ele, quer numa situação