PEDAGOGIA PROGRESSISTA E CONSTRUTIVISMO
Formação: Licenciada em Pedagogia
Pós-Graduação em Gestão Educacional e
Mestranda em Tecnologias Educacionais em Rede/UFSM
PEDAGOGIA PROGRESSISTA E CONSTRUTIVISMO
Por muito tempo tivemos uma educação chamada tradicional, a qual iniciava na família com a rigorosa pressão dos pais e se estendia na escola onde os professores ensinavam e os alunos recebiam instruções, eram disciplinados. Certamente hoje em dia ainda encontraremos esse modelo de educação que oprime e segrega o aluno, mas também há de se concordar que, muitas mudanças ocorreram ao longo do tempo e essa opressão já não é mais aceita e acatada pelos alunos.
Muitos pesquisadores entram em defesa da Pedagogia Progressista e do
Construtivismo, cientes de que estas tendências venham favorecer o aluno. E a educação passa ter novo sentido, por acreditar nas mudanças no desenvolvimento integral e melhores condições de aprendizagem do aluno, assim criam-se novas propostas de ação pedagógica que propiciam a liberdade, a igualdade e o direito de aprender respeitando o tempo e o espaço do aluno. Nesse contexto, percebe-se a influência da Pedagogia Progressista quando temos exemplos, em nossas práticas diárias que, nos fazem acreditar que a mudança vale a pena.
Percebe-se que o aluno não aceita mais ser dependente do professor e busca por conta própria atingir seus objetivos e metas. Na atualidade temos um aluno que luta pelo que quer, que acredita que tem potencialidades e traça suas metas seguindo seus ideais. Assim, há liberdade de expressão, de ação e de concretização de seus sonhos.
Pedagogia progressista e o construtivismo simbolizam uma revolução na educação, buscando a transformação do aluno por meio da inclusão, da participação individual ou grupal e da construção do conhecimento. Desse modo o aluno tem possibilidades de mudar sua realidade, saindo de uma zona de conforto do comodismo para uma realidade a qual ele saberá refletir criticamente, se