Trabalho TFGE (Estações do ano e o movimento planetário)
O ponto mais próximo do Sol chama-se periélio e o mais afastado, afélio.
Fonte: http://www.colegioweb.com.br/gravitacao/as-leis-de-kepler-1571-1630.html#ixzz3ZqhhkvER
Questão 2
Embora as estações do ano estejam relacionadas com o movimento de translação, não quer dizer que seja verão numa região porque a Terra está mais próxima do Sol. Sabemos que numa mesma época do ano é verão num hemisfério e inverno no outro. Na verdade, temos que estar atentos para a inclinação da Terra. As estações do ano estão relacionadas com a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita. Se observarmos bem, perceberemos que o Sol não "nasce" sempre no mesmo local. Ao longo do ano ele muda ligeiramente de posição. No caso do hemisfério Sul, de Leste para o Norte com a proximidade do inverno e de Leste para o Sul com a proximidade do verão. A trajetória descrita pelo Sol na esfera celeste ao longo do ano é chamada de Eclíptica. A inclinação dessa trajetória em relação ao equador é de aproximadamente 230.
Em função dessa inclinação, a medida que a Terra se move em torno do Sol, os raios solares incidem mais diretamente num hemisfério que no outro. O hemisfério que recebe mais luz durante o dia, se aquece mais e por isso é verão nesse hemisfério e inverno no outro.
No equador, não há muita mudança na inclinação dos raios solares durante o ano e nenhuma mudança nas horas de Sol. Por isso, as estações são muito parecidas. Conforme a região fica mais afastada do equador, mais acentuadas são as estações do ano. Na figura 1 pode-se visualizar a trajetória da Terra no seu Movimento de Translação.
O que causa as estações do ano é o fato da Terra orbitar o Sol com seu eixo de rotação inclinado em relação ao plano orbital. O ângulo de inclinação entre o plano do equador e o plano orbital é cerca de 23,5° atualmente. Essa inclinação é basicamente fixa. Devido a essa inclinação, no decorrer da órbita da Terra em torno do Sol, os raios solares incidem mais diretamente em um