Climogramas
O clima compreende um padrão dos diversos elementos atmosféricos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frentes frias, tempestades, furacões e outros estão associados tanto às variações meteorológicas preditas pelas leis físicas determinísticas, assim como a um conjunto de variações aleatórias doselementos meteorológicos (temperatura, precipitação, vento, umidade, pressão do ar) cuja principal ferramenta de investigação é a estatística.
E é fundamental para qualquer estudioso da área ter a vivência e utilizar as ferramentas e métodos que a climatologia necessita. Com esse objetivo foi realizado uma série de atividades que abrangem desde de números restritivamente físicos à teoria de alguns ramos da climatologia. Com exerícicios que vão desde de coleta de dados e aplicação em gráficos à visita a uma estação meteorológica, essas atividades proporcionou a partida de somente teoria para teoria e prática, fornecendo dados que qualquer um está hapto de entender. Segue além de simples gráficos e tabelas, discurssões e percebições que o ramo da climatologia propociona.
Objetivo Gerais
A elaboração dessas atividades práticas teve como objetivo principal proporcionar a familiarização e convivência prática dos métodos e ferramentas que a climatologia utiliza do decorrer dos seus estudos e constatações. Nos fornecendo de forma sintetica e bem elaborada todos os artifícios para que elas fossem realizadas com sucesso.
Prática 01
Glossário
Massas de ar - São porções ou volumes da atmosfera que possuem praticamente as mesmas características de pressão, temperatura e umidade por causa de sua localização e são bastante espessas e homogêneas.
Homosfera - É a camada inferior da atmosfera, iniciando-se no nível do mar e estendendo a 100 quilômetros de altitude, com composição constante e regular de gases.
Paleoclimatologia - É o estudo das variações climáticas ao longo da história da Terra. Para isso, são estudados vestígios naturais que podem