Climogramas e Climas
O climograma é uma ferramenta clássica de representação do clima que permite uma compreensão mais fácil do perfil climático de determinada região. Através do climograma pode se representar graficamente as variações de temperatura e precipitações durante um determinado período de tempo, geralmente de 1 ano.
O climograma geralmente é constituído de um gráfico linear que representa a temperatura, medida em graus Celsius e outro gráfico de barras que representa a precipitação, medida em milímetros. Para a construção de um climograma, precisamos primeiramente de uma tabela que contenha os valores da precipitação e da temperatura do lugar escolhido.
A partir da elaboração de um climograma, podemos identificar as variações de precipitação e temperaturas de determinadas regiões. Além de prever alguns eventos importantes, tais como: qual melhor momento para executar uma obra que necessita de pouca chuva para o trabalho dos operários ou um determinado produto agrícola que necessita de uma boa absorção de água para o seu desenvolvimento. Ou até mesmo qual o período mais suscetível a deslizamento de blocos ou encostas pela quantidade excessiva de chuvas.
Desta maneira torna-se importante conhecer, construir e principalmente analisar essa ferramenta tão importante para uma possível previsão climática.
CLIMA TEMPERADO MARÍTIMO
O clima temperado marítimo ocorre nos litorais dos continentes nas latitudes médias: Noroeste dos EUA, parte meridional da América do Sul (Sul do Chile e Argentina), Noroeste da Europa (desde a Galiza até ao Sul da Escandinávia), no Sudeste da Austrália e na Nova Zelândia.
O regime térmico deste clima é mais regular do que no caso do clima temperado mediterrâneo. A ação moderadora do oceano não deixa descer muito as temperaturas no Inverno, mas também não as deixar subir muito no Verão. Assim, a amplitude térmica anual é moderada.
O regime pluviométrico é regular, pois chove de forma mais ou menos