pedagogia liberal
Libaneo, considerando os condicionantes sociopolíticos da escola, que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade, classificou as tendências pedagógicas em: tendência pedagógica liberal e tendência pedagógica progressista. ‘’ A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeis sociais (...). Precisam aprender a adaptar- se aos valores e ás normas vigentes na sociedade (...). A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, embora difunda a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições [...].’’
Em relação á pedagogia progressista, parte da análise das ades sociais sustenta implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.
Conforme Libaneo, a tendência pedagógica liberal está classificada em:
Tradicional;
Renovada progressista;
Renovada não- diretiva;
Tecnicista.
Tendência pedagógica liberal tradicional
Segundo Libaneo, os conteúdos, a metodologia e a relação estabelecida entre professor- aluno não vem ao encontro do cotidiano do aluno nem das realidades sociais. O autor afirma que essa pedagogia tem como característica a ‘’ predominância da palavra do professor, das regras impostas, do cultivo exclusivamente intelectual’’. Trazendo a ideia de que ‘’o professor transmite o conteúdo na forma de verdade a ser absorvida; em consequência a disciplina imposta é o meio mais eficaz para assegurar a atenção e o silencio’’.
Tendência pedagógica liberal renovada progressista
Considera a educação como um processo interno.
O ponto de partida são as necessidades e os interesses individuais.
Valoriza a auto- educação.
A escola deve organizar-se para reproduzir a vida.
Os conteúdos são referentes ao que o aluno vivencia, frente a desafios cognitivos e situações problemáticas proposta pelo professor.
Os métodos de ensino são: pesquisa, processo de descoberta, estudo do