didática - pedagogia liberal
Segundo Libâneo (1994), a Pedagogia Renovada surge no velho mundo no final do século XIX, em meados de 1920, como contraposição à Pedagogia Tradicional. Várias correntes e variantes podem ser associadas à Pedagogia Renovada, todas elas incluindo elementos de uma pedagogia ativa. Entre as várias correntes destaca-se a linha progressivista, baseada na teoria de John Dewey. Seus precursores além de John Dewey foram também William Kilpatrick, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Paschoal Leme.
Esta tendência surge no Brasil na década de trinta para o ensino de Educação Infantil e atualmente ainda influencia muitas práticas pedagógicas.
As Tendências Pedagógicas Liberais surgiram no século XIX, sob forte influência das idéias da Revolução Francesa (1789), de “igualdade, liberdade, fraternidade”.
Autor (quem está/ão por detrás do embasamento teórico)
Postura do professor / Relação Professor-aluno
O papel da escola nesta tendência é o de ordenar as necessidades individuais do meio social. Com esta adequação as experiências devem satisfazer aos interesses do aluno e as exigências sociais, facilitando a interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambientais.
Os conteúdos são elaborados em função de experiência que os educandos vivenciam frente aos desafios e problemáticas de seu dia-a-dia, pois o conhecimento acontece da ação a partir dos interesses e necessidades de cada um deles.
O método parte do princípio de “aprender fazendo”. São valorizadas a solução de problemas, as pesquisas, o estudo dos meios naturais e sociais, as descobertas,bem como as tentativas experimentais. Portanto, é considerado ativo sendo também desafiante. O trabalho em grupo é uma necessidade primordial para o desenvolvimento mental do educando.
Para Piaget é uma tomada de consciência a aprendizagem por meio da descoberta, é uma auto-aprendizagem, o ambiente