Pedagogia
Autor: José Carlos Libâneo
(resumo e análise crítica) TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR
Estudando a teoria educacional brasileira o professor Libâneo analisa alguns modelos educacionais e identifica algumas raízes desses modelos que formam a prática pedagógica em nosso país.
Partindo do modelo da escola tradicional e passando pelo da escola nova e pelas pedagogias Libertária e Libertadora, autor vai mostrando os fundamentos da Educação à luz das diferentes propostas didático-pedagógicas, permitindo que leitor-educador conheça os modelos de ensino-aprendizagem, de aluno, de professor, de interação em que se apóia.
O objetivo de Libâneo é encontrar o modelo adequado a uma escola brasileira, com crianças brasileiras, pois os modelos utilizados em nosso país são baseados na cultura de outros povos, geralmente, mais desenvolvidos social e economicamente.
O conhecimento deste conteúdo, instrumentaliza o educador, norteando o seu trabalho e agora, com certos indicadores, pode identificar qualquer falha possível que venha ocorrer no curso desta prática.
A democratização da escola, portanto deve ser:
1-Ampliação das oportunidades educacionais
2-Difusão dos conhecimentos
3-Reelaboração crítica desses conhecimentos
4-Conhecimento científico para as camadas populares 5-Conhecimento científico visando melhoria de vida para essas camadas, quando esses forem motivos de resposta a anseios e aspirações imediatas.
6- Inserção do indivíduo num projeto coletivo de mudança da sociedade. *Topo da Página
Tendências pedagógicas na prática escolar Boa parte dos professores baseia sua prática pedagógica em prescrições que viram senso-comum, aquelas mesmas incorporadas ao longo da vida estudantil ou pela transmissão informal dos mais velhos. Saviani, num artigo (1981), descreve sobre uma confusão que os professores