Ponto de equilibrio
-------------------------------------------------
Acadêmico: Rafael Paceliuka
SUMÁRIO 1.0 – INTRODUÇÃO 2.1 - Custo fixo 2.2 - Custo variável 2.0 - O PONTO DE EQUILIBRIO PODE SER 3.3 - Ponto de Equilíbrio Contábil 3.4 - Ponto de Equilibrio Financeiro
2.3 - Ponto de Equilíbrio Econômico
3.0 - PONTO DE EQUILÍBRIO
4.0 - LIMITAÇÕES DA ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO
5.0 - TABELA DE CALCULO PARA PONTO DE EQUILIBRIO
6.0 - CONCLUSÃO
7.0 - REFERÊNCIAS
1.0 - INTRODUÇÃO
Ponto de equilíbrio nada mais é do que o valor que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. No Ponto de Equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo. Atualmente na busca da competitividade é fundamental que as empresas conheçam o seu Ponto de Equilíbrio, para tanto, precisam desenvolver essa ferramenta gerencial. Antes de ensinarmos o cálculo do Ponto de Equilíbrio, necessário se faz conhecer o conceito de Custo Fixo e Custo Variável.
1.1 - Custo fixo é o que ocorre independentemente do ato produtivo (venda), e desse modo são entendidos todos os custos suportados para que a empresa se encontre apta a funcionar: aluguel, impostos prediais, depreciações, vigilância, despesas administrativas. 1.2 - Custo variável é o que ocorre à medida que a produção (venda) se desenvolve, como a matéria prima, a mão de obra, custo dos produtos vendidos e, quase sempre, comissões, impostos sobre as vendas. O custo fixo e o custo variável têm conceitos antagônicos, numa situação é constante e na outra varia, e vice-versa; pode ser visualizado da seguinte forma:
2.0 - O PONTO DE EQUILIBRIO PODE SER:
2.1 - Ponto de Equilíbrio Contábil: são levados em conta os custos fixos contábeis relacionados com o funcionamento da