Pedagogia humanista
Pedagogia Humanista esta se baseando em uma Renascença, onde ela se forma em uma nova percepção do homem e do mundo, trazendo para si uma humanidade livre e presente a sua realidade. Ela traz a concepção de um princípio do antropocentrismo, isto é, contribuindo para uma visão do homem como o centro do universo. Trata-se de um conjunto de idéias que valorizam as ações humanas e valores morais (justiça, respeito, honra, liberdade, solidariedade, amor, etc.). Ao decorrer do trabalho iremos falar da Educação na Renascença, o Humanismo o Renascimento e a Educação Humanista.
A Educação na Renascença
Uma mudança no pensamento dos homens surgiu na Europa no século XIV, precisamente na Itália sendo perante o mundo e a vida, percebendo se o inicio de uma nova era, rompendo um processo com a estrutura medieval e iniciando a Idade Moderna. O homem procura explicar porque dessa mudança ter ocorrido.
A educação do Renascimento é centrada no homem, os pensadores da época tinham a concepção de mundo voltada aos homens, tornando-a mais prática. O humanismo dava sustentação ideológica ao Renascimento. Porém a educação da Renascença era apenas para a formação burguesa e não para as massas populares.
De modo geral, o humanismo prega que todas as pessoas têm dignidade e valor, e, portanto, devem respeitar seus semelhantes. Não separa homem e natureza, mas considera o homem um ser natural diferente dos demais, manifestando essa diferença como ser racional e livre, agente ético, político, técnico e artístico.
O Humanismo é considerado a origem de todo o pensamento moderno ao tentar elaborar uma concepção onde o homem era o centro e ocorreu nos séculos XIV ao XVI.
O Humanismo do Renascimento
Enquanto reflexão centralizada no homem o humanismo sempre existiu, mas foi nesse período que se criou um programa humanista no qual podemos dividir em três pontos fundamentais:
1- o objetivo básico do conhecimento é o homem e o significado da vida;