Programação concorrente utilizando GPU
Lins Tiago de Camargo1, Prof. Dr. Márcio Augusto de Souza1
1Departamento de Informática - Universidade Estadual de Ponta Grossa linstiago@outlook.com, msouza@uepg.br
Abstract: This paper presents an evaluating of the use GPUs for the parallel execution of climate simulator Venthor. This evaluation was made by means of practical experimentation, with the goal of determining the best configuration in terms of number of blocks and threads submitted to the GPUs. The results show that different configurations have different performances, and in one case, the difference reaches 389%. This study demonstrated the importance of the correct distribution of threads and blocks for a given GPGPU application.
Resumo: Este artigo apresenta uma avaliação da utilização de GPUs na execução paralela do simulador climático Venthor. Essa avaliação foi feita através de experimentação prática, variando a configuração de quantidade de threads e blocos enviados para a GPU, com o intuito de descobrir a configuração de melhor desempenho. Os resultados mostram que dependendo das variações de blocos e threads que são enviados à GPU as diferenças de desempenho chegaram a ser de 398% entre o pior caso e o melhor caso. Este trabalho demonstrou a importância da correta distribuição de número de threads e blocos para uma determinada aplicação GPGPU.
1 INtrodução
Uma maneira de melhorar a eficiência computacional é através da utilização de computação paralela, que é uma forma de computação em que vários cálculos são realizados simultaneamente, seguindo sobre o principio de que grandes problemas podem ser divididos em problemas menores para serem resolvidos paralelamente. Uma opção bastante utilizada atualmente é o uso de GPUs para a execução de aplicações paralelas.
GPUs (Graphical Processing Unit ou Unidade de Processamento Gráfico) são processadores incorporados à placas de vídeo, e são projetadas para realizar processamento