pedagogia hospitalar
Segundo Boas, culturas se expressão de modos diferentes. As culturas se fundiram. Ele busca analisar todos os aspectos naquele contexto cultural, ou seja, particular. A ideia não é comparar; é particularizar.
PARTICULARISMO HISTÓRICO-> Não existe uma história só de evolução da sociedade. Cada cultura teve a sua história particular. E pode ser influenciada. Por exemplo, uma tribo pode ser influenciada por outra cultura, tanto internamente quando externamente. Uma cultura tem o metal, porque a tribo do lado já tinha o metal antes dela. Mas cada uma tem sua história particular.
Veja algumas SUBJEÇÕES que Boas propôs.
1) Arqueologia -> Através de rastros e objetos. Sem analisar profundamente. 1 EFEITO 1 CAUSAS. Exemplo: o moicano do neymar não significa que ele é índio de alguma tribo. Uma característica não significa que culturas são semelhantes.
2) Geologia -> A terra é mais velha do que parece.
3) Linguística -> Havia sim, tido contato entre culturas.
Com isso, Boas mostrou que a INVENÇÃO INDEPENDENTE, ou seja, SOCIEDADES PELO USO DA RAZÃO DESCOBRIRAM AS COISAS (IDEIA BASE DO EVOLUCIONISMO), não era valida.
• NÃO A INVENÇÃO INDEPENDENTE.
• NÃO Á ARQUEOLOGIA
• ESTRATIFICAÇÃO (Exemplo: Idade média que possuía ordens sociais diversificadas como o clero, a corte e etc.).
• NÃO CORRELÇÃO (Sociedade tem vários aspectos religiosos e sociais, ou seja, cada cultura desenvolve esses de maneira diferente.).
• 1 EFEITO 2 CAUSAS (Arco e flecha é usado de maneira diferente nas sociedades, ou seja, um povo usa de um jeito outro usa de outro, depende da necessidade.).
• NÃO AVANÇO -> Não há um critério objetivo que você escolha para caracterizar oque é um avanço cultural. Qualquer coisa que você escolha para definir uma cultura/sociedade é totalmente particular; Boas apela para razão, porque o critério que você escolherá para dizer que alguma cultura é avançada é o SEU critério PARTICULAR/ OPNATIVO.
Boas, em seu texto