Pedagogia historico critica
O Presente episodio apresentado no texto nos mostra como exemplo o poder da imagem na vida das pessoas, e como a aquela frase “uma imagem vale mais do que mil palavras” esteve tão presente nos dias de hoje.
O texto relata a evolução da imagem na vida das pessoas, começando com fotos passando por cinema e chegando à TV, este ultimo mostra como tem maior impacto na vida das pessoas, de forma geral a imagem tem vida própria a partir de uma linguagem que é produzida num dado contexto histórico.
Por fim o professor usa do filme para mostrar a maneira para construir um conhecimento histórico, usando assim um método para construir um contexto histórico.
Análise Cultural
A imagem foi perdendo o seu sentido cultural e assim o professor deve procurar um meio para melhor apresentar ela aos seus alunos, o texto apresenta que vivemos numa espécie de intoxicação visual da TV.
Mas apesar de uma intoxicação visual ainda temos o cinema como forma de uma cultura clássica como a de Chaplin.
Memória Ensino de História
A partir da década de 70 e 80 grupos sociais se organizam em busca de seus direitos entre eles o da memória nesse sentido, os historiadores fazem parte desse processo como aqueles que escrevem a memória e serve para reconhecer esses grupos menores da sociedade como os negros, mulheres, índios e homossexuais etc.
Cada vez mais surge as casas de memória, centros, arquivos, bibliotecas, museus e coleções.
Até a pouco tempo o patrimônio histórico era exclusivo de arquitetos, antropólogos e cientistas sociais. Existe atualmente um esforço para que no processo ensino-aprendizagem de história seja para estimular os alunos ao senso de preservação da memória social coletiva como também à construção de uma nova cidadania, para que