Pedagogia do Bom Senso
GABRIELE LIMA DA ROSA
PEDAGOGIA DO BOM SENSO
LAGES
JULHO DE 2014
GABRIELE LIMA DA ROSA
PEDAGOGIA DO BOM SENSO
Resenha apresentada como requisito parcial à aprovação na disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pelo Prof. Carlos Eduardo Canani, no 1º semestre do curso de Pedagogia da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC.
LAGES JULHO DE 2014
INTRODUÇÃO
A repercussão do trabalho do educador francês Célestin Freinet no Brasil percorreu caminhos contraditórios, talvez tão contraditórios quanto o próprio conteúdo e contexto de construção de sua obra. Geralmente ausente dos currículos das escolas de formação de professores, mesmo em períodos mais atuais, Freinet sustentou boa parte das iniciativas de consolidação de projetos de educação alternativas gestadas, sobretudo nas décadas de 70 e 80 na maioria dos centros urbanos brasileiros. Estas experiências, seja por sua natureza revolucionária, sejam pelas próprias estratégias pedagógicas que propunham davam respostas concretas aqueles que buscavam se contrapuser aos tradicionais modelos educativos pautados na individualidade, na submissão e na reprodução de modelos únicos.
PEDAGOGIA DO BOM SENSO. Livro: Celéstin Freinet. Edição 7ª. São Paulo, 2004. 20h42min.
A EDUCAÇÃO NÃO É UMA FÓRMULA E ESCOLA, MAS SIM UMA OBRA DE VIDA.
Resenhado por Gabriele Lima da Rosa1
O livro aqui resenhado retrata de um modo bastante didático, uma nova fórmula de prática pedagógica e o pensamento de Freinet. Ou seja, para Freinet, para educar não é necessário ficar dentro de uma sala de aula, copiando, o modo de ensinar é totalmente diferente, ele usa muito o lúdico em suas práticas pedagógicas.
Sua